domingo, 6 de março de 2022

A HISTÓRIA DA INTERNET - TecMundo

O telégrafo começou o caminho de comunicação instantânea em 1858 e  primeiro transatlântico telefônico da Escócia até o Canadá foi inaugurado em 1956.

1950- nos EUA, o presidente Eisenhower cria em 1958 a ARPA e anos depois virou DARPA.

1966- surgem os IMPs

1969- primeira rede de conexão estabelecida foi em 29/10/1969, ocorrida entre UCLA e Stanford Research Institute. A primeira mensagem seria LOGIN, mas foi somente LO.

1972- é feita a primeira demostração pública da ARPANET, foi inventada o e-mail. Nesse ano vemos o primeiro link transatlântico entre ARPANET e NOSAR. 

O processo de interconectar redes foi chamado de internetting, derivando internet.

1975- a ARPANET é considerada operacionl e acumla 57 máquinas, ai nasce o TCP/IP, que é o padrão de comunicação de aparelhos.

1983- em 01/01/1983 é um novo marco "zero" para a internet, porque a ARPANET muda o protocolo do NPC para o TCP/IP. 

1984- a rede é separada em duas, parte para comunicações, a MILNNET, e a parte civil e científica, a ARPANET.

1985- a internt já estava estabelecida, mas o nome só foi usado usado no fim da década, quando as nets formaram uma estrutura. No fim dos anos 80 o mundo percebeu que a internet estava nacendo definitivamente.

1980- na primeira metade da década nasce o computador pessoal. entre 87 e 91 a internet é liberada para uso comercial nos EUA.

1990- surgem o URL, HTTP e HTML, nasce o WWW. E a ARPANET é desligada.

Assista para mais detalhes utilizando o vídeo a seguir:

Imagens do tema:

Telégrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário