O telégrafo começou o caminho de comunicação instantânea em 1858 e primeiro transatlântico telefônico da Escócia até o Canadá foi inaugurado em 1956.
1950- nos EUA, o presidente Eisenhower cria em 1958 a ARPA e anos depois virou DARPA.
1966- surgem os IMPs
1969- primeira rede de conexão estabelecida foi em 29/10/1969, ocorrida entre UCLA e Stanford Research Institute. A primeira mensagem seria LOGIN, mas foi somente LO.
1972- é feita a primeira demostração pública da ARPANET, foi inventada o e-mail. Nesse ano vemos o primeiro link transatlântico entre ARPANET e NOSAR.
O processo de interconectar redes foi chamado de internetting, derivando internet.
1975- a ARPANET é considerada operacionl e acumla 57 máquinas, ai nasce o TCP/IP, que é o padrão de comunicação de aparelhos.
1983- em 01/01/1983 é um novo marco "zero" para a internet, porque a ARPANET muda o protocolo do NPC para o TCP/IP.
1984- a rede é separada em duas, parte para comunicações, a MILNNET, e a parte civil e científica, a ARPANET.
1985- a internt já estava estabelecida, mas o nome só foi usado usado no fim da década, quando as nets formaram uma estrutura. No fim dos anos 80 o mundo percebeu que a internet estava nacendo definitivamente.
1980- na primeira metade da década nasce o computador pessoal. entre 87 e 91 a internet é liberada para uso comercial nos EUA.
1990- surgem o URL, HTTP e HTML, nasce o WWW. E a ARPANET é desligada.
Assista para mais detalhes utilizando o vídeo a seguir:
Imagens do tema:
Telégrafo
Nenhum comentário:
Postar um comentário