O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como "Pão e Paz".
Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.
Durante muito tempo, a presença feminina foi descriminalizada em ambientes que pregam a racionalidade e pretensão as ciências exatas. Tudo isso motivado pela crença de que o gênero feminino é mais frágil e delicado, e pertence ao ambiente de assunto doméstico.
Isso, entretanto, não impediu que muitas mulheres lutassem contra essas crenças e garantissem seus lugares dentro da ciência, das tecnologias e da engenharia.
Depois de tantas lutas, as mulheres hoje em dia conquistaram muitas coisas, como seu lugar no mundo do mercado, o direito de votar, de estudar e muitas outras coisas.
Mas mesmo depois de tantos anos de
lutas e conquistas, infelizmente ainda temos muitos casos onde ainda existe
desigualdade entre homens e mulheres. Vejamos este gráfico:
Neste gráfico podemos perceber que
ainda existe uma grande desigualdade de gênero no mercado de trabalho, os
homens ganham um salário maior do que a mulher, estando na mesma posição que as
mulheres do mesmo ramo.
As mulheres são guerreiras, e elas sempre vão lutar pela igualdade de gênero, pois todos nós merecemos direito iguais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário